Formar e informar os mais pequenos no sentido de os tornar mais conscientes e responsáveis na utilização do espaço público, chegando através deles às famílias,
educadores e comunidade.
educadores e comunidade.
Mini-Fiscal1. Sessão de formação sobre segurança dos peões e dos passageiros de veículos privados e públicos e comportamentos seguros de condutores.
2. Sessão na rua como mini- fiscais, acompanhados por monitores e fiscais da EMEL, identificando situações de estacionamento incorrecto e colocação de multas fictícias. Para alunos do 3º ano do Ensino Básico |
Sozinho para casa
1. Sessão na rua, na envolvente da escola, divididos em grupos, em que farão um percurso de transportes públicos
e pedonal. Para alunos do 3º ano do Ensino Básico |
Jogo Lugar Livre
|
Eu ando de bicicleta1. Formação nas escolas de trânsito da CML dedicada à mobilidade sustentável, à segurança dos peões e dos ciclistas e a comportamentos seguros dos condutores.
2. Sessão prática na Escola de Trânsito, com elementos da EMEL e formadores da Escola para pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Para alunos do 5º ano do Ensino Básico |
À descoberta da cidade
1. Sessão de exploração da cidade tendo como ponto de partida a escola e como ponto de chegada uma localização atribuída por nós. Em equipa, acompanhados por monitores da EMEL, os alunos deverão escolher o percurso ideal para chegar do ponto A ao ponto B, no tempo definido. Como material de apoio terão o mapa da cidade, o mapa das carreiras da Carris e o mapa das linhas de Metro, bem como um título de transporte válido para cada um.
Para alunos do 7º ano do Ensino Básico |
Mobilidade na minha cidade1. Sessão de exploração da cidade, em equipas, através de um Rally Paper utilizando modos suaves e transportes públicos, acompanhada por monitores da EMEL.
Para alunos do 10º ano do Ensino Secundário |