Formar e informar os mais pequenos no sentido de os tornar mais conscientes e responsáveis na utilização do espaço público, chegando através deles às famílias,
educadores e comunidade.
educadores e comunidade.
Já ando sozinho1. Sessão de esclarecimento sobre sinalização e regras de circulação em segurança destinadas aos peões.
2. Saída da escola, divididos em grupos, para fazer um pequeno percurso a pé que implique atravessamento de ruas, circulação no passeio em segurança e reconhecer os sinais para peões. Para alunos do Pré-Escolar |
Construímos sinais diferentes1. Introdução teórica aos sinais de trânsito.
2. Atividade de artes plásticas para criação de novos sinais de acordo com as sugestões das crianças. Para alunos do Pré-Escolar |
Jogo Toca a Mexer1. Pequena introdução ao tema da Mobilidade.
2. Realização da atividade com o jogo gigante "Toca a Mexer" e com o jogo de tabuleiro em sala de aula. Para alunos do Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico |
Mini-Fiscal1. Sessão de formação sobre segurança dos peões e dos passageiros de veículos privados e públicos e comportamentos seguros de condutores.
2. Sessão na rua como mini-fiscais, acompanhados por monitores da EMEL, identificando situações de estacionamento incorrecto e colocação de multas pedagógicas. Para alunos do 1º ciclo do Ensino Básico |
Sozinho para casa
1. Sessão na rua, na envolvente da escola, divididos em grupos, em que farão um percurso de transportes públicos
e pedonal. Para alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
Já sou ciclista1. Formação nas escolas de trânsito do parque da Serafina sobre a bicicleta e cuidados a ter quando vamos andar.
2. Aprender a ajustar as condições da bicicleta às nossas necessidades e aprender a andar de bicicleta. Para alunos do 1º ciclo do Ensino Básico |
Jogo Lugar Livre
Realização da iniciativa com o jogo gigante Lugar Livre nas bibliotecas escolares do 1º ciclo e 2º ciclo do Ensino Básico.
Para alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico |
Eu ando de bicicleta1. Formação nas escolas de trânsito da CML dedicada à mobilidade sustentável, à segurança dos peões e dos ciclistas e a comportamentos seguros dos condutores.
2. Sessão prática na Escola de Trânsito, com elementos da EMEL e formadores da Escola para pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Para alunos do 2º ciclo do Ensino Básico |
À descoberta da cidade
1. Sessão de exploração da cidade tendo como ponto de partida a escola e como ponto de chegada uma localização atribuída por nós. Em equipa, acompanhados por monitores da EMEL, os alunos deverão escolher o percurso ideal para chegar do ponto A ao ponto B, no tempo definido. Como material de apoio terão o mapa da cidade, o mapa das carreiras da Carris e o mapa das linhas de Metro, bem como um título de transporte válido para cada um.
Para alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
Mobilidade na minha cidade1. Sessão de exploração da cidade, em equipas, através de um Rally Paper utilizando modos suaves e transportes públicos, acompanhada por monitores da EMEL.
Para alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário |